02/05/2009

Influenza A(H1N1)

OMS eleva nível de alerta e muda nome da gripe suína para influenza A(H1N1).

O maior risco da gripe suína está na transmissão entre humanos e não entre porcos e humanos.(ler artigo)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) hoje eleva o nível de alerta a até então chamada gripe suína para 5, numa escala que vai até 6, e orientou todos os países no desenrolar imediato dos seus planos de acção para enfrentar uma pandemia.(ler a notícia)

Solidariedade global
A organização também reconhece que a influenza pode causar casos menos graves nos países mais ricos, e doenças muito mais sérias nos países mais pobres, sobretudo com mais elevadas taxas de mortalidade nestes últimos.

"Acima de tudo, esta é uma oportunidade para a solidariedade global, conforme nós procuramos respostas e soluções que beneficiarão todos os países, toda a humanidade. Afinal, é realmente toda a humanidade que está sob ameaça durante uma pandemia," termina o comunicado do OMS.

in, Diário da Saúde
O mapa mundial da influenza A (H1N1), mostra o avanço rápido da doença. Os marcadores rosa assinalam casos suspeitos; os roxos são casos prováveis ou confirmados; marcadores sem um ponto no seu interior marcam os locais onde houve morte causada pela doença. Marcadores amarelos mostram casos negativos.
O mapa está a ser actualizado em tempo real, ver no google maps,(H1N1 Swine Flu).

Sem comentários: