
"O Movimento Futurista Italiano contribui substancialmente para a ampliação do universo sonoro e musical do início do século. Fundado em 1909 por Filippe Marinetti, através do manifesto Foundation and Manifesto of Futurism, esse movimento inicia uma série de eventos (integrando diversas linguagens artísticas) que irão exercer profundas influências na música concreta de John Cage, assim como nas composições mais recentes de Stockhausen." (...)" Várias dessas idéias e técnicas inauguradas pelos futuristas, tais como o conceito de "ruído" como sendo música, o Intonarumori e as novas técnicas de notação musical influenciam diretamente o francês Pierre Schaeffer, o criador da Musique Concrète, bem como John Cage na formulação de suas teorias acerca da "amplificação dos sons inaudíveis", ou "small sounds". Os futuristas, ao mencionarem a possibilidade de amplificação de sonoridades emitidas pelos seres vivos, exercem influência também na elaboração da "música das ondas cerebrais" de Alvin Lucier e outros, assim como na feitura de partituras para transmissores de ondas de rádio (John Cage)." in,http://www.artnet.com.br/pmotta/4eventos.htm
“Nenhum som teme o silêncio que o extingue, e nenhum silêncio existe que não esteja grávido de sons”. John Cage
É possível ver duas outras versões desta mesma peça (4'33) no youtube, uma para grande orquestra link e outra para piano link.
Sem comentários:
Enviar um comentário