
À Sombra de Árvores com História
"...As árvores que o leitor encontrará neste livro pertencem muito mais do que qualquer de nós a este passado da cidade.
Quem percebeu a importância de uma árvore não a cortou.
Uma cidade deve saber onde estão ou poderiam estar as suas árvores e protegê-las da ignorância dos seus cidadãos.
Seria insensato pensar que, no princípio do século XXI, só ao estado central compete assegurar o seu futuro: espera-se que as câmaras, as juntas de freguesia, as instituições sem fins lucrativos e a própria sociedade ajudem nessa missão.
Com esta segunda publicação, a colecção procura justamente ajudar os seus cidadãos a conhecer a riqueza que a cidade do Porto tem na companhia das suas árvores.
MARIA DE SOUSA"
Um livro de:
Paulo Ventura Araújo
Maria Pires de Carvalho
Manuela Delgado Leão Ramos
http://www.gradiva.pt/livro.asp?L=52002
Do blog Dias com árvores
Outros livros: Um Porto de árvores
A Árvore de Natal do Senhor Ministro
3 comentários:
Olá!Uma abordagem sem dúvida muito pertinente.O Porto tem jardins, dos mais bonitos do País.Aos cidadãos compete estarem atentos, a que não aconteça o que se passou no jardim do Marquês: foram derrubadas árvores centenárias. Porque cada árvore conta uma história. Gostei de conhecer o seu blogue.
Olá Joni, o nosso Porto ainda tem belas árvores centenárias, lembro as frondosas tílias do cemitério do Prado de Repouso, as magnólias do jardim de S.Lázaro, entre outras. O sentimento de perda e revolta é grande quando vemos o que se fez ( como o Joni refere), no Marquês e em tantos sítios nomeadamente nas (já muito poucas) ruas arborizadas.
Amar e cuidar das árvores é ser-se sensível
Enviar um comentário