A exposição é uma chamada de atenção para um Património menos conhecido do grande público, que são as marcas gravadas na pedra de edifícios e muralhas do Centro Histórico do Porto.
(fotografia de Maria Pereira - limalimãorosa'sabão)
« A exposição é a primeira etapa do "Porto Território", um programa de dinamização do conhecimento sobre a cidade, da responsabilidade do Pelouro do Conhecimento e Coesão Social. É uma mostra realizada pelos serviços de Património do Departamento de Museus e Património Cultural e tem por base um conjunto de elementos em granito existentes no Centro Histórico, na sua maioria desconhecidas do grande público, por não serem facilmente reconhecíveis.
Nos diversos painéis são abordados vários aspetos da vida da cidade a partir de marcas feitas na pedra: marcas de posse da Câmara, do Cabido e do Bispo que sobrevivem em muitas fachadas dos séculos XVI e XVII, gravações de símbolos medievais e marcas de medidas que perduram nas paredes da Sé do Porto, inscrições dos séculos XIV e XVII da muralha gótica, vestígios de construções góticas, estelas funerárias da época romana e medieval, com elementos gravados no granito, etc., um património de grande interesse histórico que obriga a um olhar atento de quem passa pelas ruas da cidade. » (cont. a ler)

Sem comentários:
Enviar um comentário